Isto É Notícia

SIC detém director do Museu do Dundo após desaparecimento da peça Mwana Pwo

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal, na Lunda-Norte (SIC), deteve, nesta quarta-feira, 26, o director-geral do Museu Regional do Dundo, por suposto envolvido no desaparecimento da máscara feminina ‘Mwana Pwo’, uma das peças mais valiosas da instituição e um símbolo da cultura lunda-tchokwe.

Segundo fontes contactadas pelo Jornal de Angola, o artefacto desapareceu há quatro dias, depois do falecimento de um funcionário daquela instituição que era o responsável pelas chaves da área onde se encontrava guardado o material e onde também fica o cofre onde ficam depositados diamantes destinados a uma exposição especial.

A detenção do alegado suspeito ocorreu em sua residência, na província da Lunda-Norte. Tanto os funcionários do referido museu, o advogado do acusado quanto o SIC local, recusaram-se a prestar declarações, enquanto decorrem as investigações.

Mwana Pwo é uma peça que consta de um conjunto de oito artefactos que tinham sido ilicitamente exportados para a Europa, na década de 1990, mas que foram recuperadas pela Fundação Sindika Dokolo, a partir do Reino da Bélgica, tendo sido devolvidas ao Museu Regional do Dundo, em 2019, através do Ministério da Cultura e Turismo.

Com um património etnográfico de maior dimensão científica, cultural e histórica, o facto de ter à sua guarda colecções de Etnografia, Arqueológicas e de Biologia Natural faz com que o Museu Regional do Dundo ostente um estatuto multidisciplinar, incluindo pela influência na preservação e na divulgação dos costumes das comunidades etnolinguísticas Lunda e Cokwe.

*Com Jornal de Angola 

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados