SIC detém contabilista e funcionária sénior da AGT ligados ao desvio dos sete mil milhões de kwanzas
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) capturou, em Luanda, mais duas pessoas suspeitas de envolvimento no esquema fraudulento que lesou o Estado em pelo menos sete mil milhões de kwanzas. Trata-se de uma funcionária da Administração Geral Tributária (AGT) e de um contabilista ligado a uma empresa privada.
De acordo com o SIC, a funcionária sénior da AGT, colocada no Departamento de Prevenção e Fiscalização do IVA, foi apanhada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no último fim-de-semana, na sala de embarque de passageiros do voo da companhia aérea TAP, quando pretendia fugir do país.
No decurso da detenção da funcionária da AGT foram apreendidos cinco mil euros, dois computadores e outros pertences.
Já o contabilista foi detido nesta segunda-feira, 9, no exercício das suas funções numa empresa envolvida na fraude, que, “com documentos falsos, efectuava submissão de referências de pagamento”.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção geral do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa garantiu que o processo de investigação vai prosseguir “de forma rigorosa” para se apurar os factos.
Os detidos estão a ser acusados de acesso ilegítimo ao Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado, associação criminosa e peculato.