SIC detém administrador não executivo da Caixa de Providencia e Aposentação dos Trabalhadores Tributários envolvido no 7 mil milhões
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta terça-feira, 18, em Luanda, o administrador não executivo da Caixa de Previdência e Aposentação dos Trabalhadores Tributários (CPATT), por fortes suspeitas de ser parte do grupo de funcionários afectos à Administração Geral Tributária (AGT), que desviou cerca de sete mil milhões de kwanzas do reembolso ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
Segundo uma nota de imprensa do SIC, enviado à redacção deste portal, o homem, ora detido, andou foragido da justiça e pesava sobre si um mandado de detenção, executado nesta terça-feira, 18.
Pesam sobre o acusado suspeitas de prática do crime dos crimes de acesso ilegítimo a sistema de informação e devassa através de sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa e peculato; consubstanciado em indícios fortes deste estar envolvido no esquema fraudulento de pagamentos por compensação em relação ao reembolso do IVA.
“Realçar que investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento deste esquema fraudulento”, refere o SIC, salientando que “prosseguem todas as formalidades para que o suspeito seja prontamente presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes”.
Recorde-se que, no final de Janeiro deste ano, o SIC deteve três funcionários seniores da AGT por suspeitas de terem desviado cerca de sete mil milhões de kwanzas no exercício das suas funções.
Entre os detidos em prisão preventiva está um ex-administrador executivo da AGT, um ex-director da Direcção de Arrecadação e Cadastro, um empresário e consultor da empresa chinesa H&S — que, na verdade, é funcionário da AGT , em licença de três anos para dedicar-se a negócios —, assim como alguns trabalhadores de base afecto ao organismo.