Isto É Notícia

SIC desmantela rede criminosa composta por funcionários bancários que introduziam dólares falsos no mercado

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na quinta-feira, 2, uma rede criminosa composta por dois funcionários bancários, que introduziam dólares falsos no sistema financeiro angolano.

De acordo com o superintendente-chefe de investigação criminal e porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, foram igualmente detidos, em posse de mais de 30 mil USD falsos, um cidadão angolano de 53 anos de idade e um senegalês de 45, no momento em que pretendiam injectar o aludido montante no mercado angolano.

Na sexta-feira, o SIC prosseguiu com a reconstituição de uma outra acção operativa realizada há dias, com vista a desmantelar um grupo de chineses que se dedica à mineração de criptomoedas, sob a fachada de outras empresas.

No dia 31 de Janeiro, dois homens, de 40 e 62 anos, foram detidos, na cidade do Lobito, em Benguela, por introdução de mais de 700 mil dólares norte-americano falsos no mercado nacional, valores estes que teriam sido reproduzidos na província do Kwanza-Sul.

A detenção ocorreu após o SIC ter abordado um dos visados, apanhado a circular na via pública com cinco notas falsas de 100 dólares norte-americanos, no bairro da Belavista.

Foi este primeiro elemento que serviu de ‘guia’ para a detenção do segundo suspeito, apanhado em flagrante com um total de 796,7 mil dólares norte-americanos falsos, na sua residência.

Na nota distribuída à imprensa, o SIC esclareceu, na ocasião, que a detenção resultou de várias denúncias da população, que suspeitava dos movimentos dos falsificadores.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados