Isto É Notícia

SIC anuncia detenção do jovem que gravou um vídeo a tratar o Presidente João Lourenço por “nosso gatuno”

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou, esta quarta-feira, 7, a detenção de um dos autores do vídeo amador, gravado nas instalações do novo Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto, no qual aparece o cidadão Madureira Joaquim Bastos a proferir “insultos” contra o Presidente João Lourenço.

Segundo o SIC, o jovem detido, mais conhecido por ‘Maestro Pada’ ou ‘Paizinho’, foi alvo de um mandado de captura por estar a ser acusado da prática dos crimes de difamação e calúnia contra o Presidente da República, João Lourenço, e ultraje ao Estado angolano.

O jovem de 24 anos de idade, solteiro, serralheiro de profissão, afecto à empresa China Wei, aparece num vídeo de internet em companhia dos outros dois cidadãos, Raimundo Pecela e Evaristo Calopepa — tidos como foragidos pelo SIC — a anunciar que receberiam o ‘nosso gatuno’, referindo-se à figura do Presidente João Lourenço.

O porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, que anunciou a detenção do implicado, disse que o cidadão já se mostrou “bastante arrependido”, e admitiu ter feito o vídeo, sim, mas alcoolizado; o que, em parte, o teria levado a fazer a referida gravação.

Os três acusados, funcionários da empresa chinesa destacada próximo do Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto, gravaram o vídeo no mesmo dia em que o Presidente da República procedia a uma visita de trabalho ao novo aeroporto internacional de Luanda, sito no Bom Jesus, município de Ícolo e Bengo.

O SIC anunciou que diligências continuam em curso para capturar os outros dois indivíduos acusados dos mesmos crimes.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados