Isto É Notícia

Sexto leilão de diamantes em bruto da SODIAM arrecadou quase 22 milhões de dólares norte-americanos

Partilhar conteúdo

A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM, E.P.) arrecadou, na última semana, 21,7 milhões de dólares americanos, como resultado do leilão de mais de 30 pedras de diamantes especiais (de 1.206,91 quilates).

O processo de licitação, que foi o sexto envolvendo pedras de diamantes em bruto, destinou-se a clientes registados pela SODIAM, com expertise na comercialização de pedras especiais.

O leilão incluiu um total de 36 pedras oriundas de oito minas, sendo que as sessões de visualização dos referidos lotes decorreram entre os dias 8 e 18 de Maio do corrente ano, nos escritórios sede da empresa nacional de comercialização de diamantes, em Luanda.

Num comunicado divulgado na sexta-feira, a SODIAM referiu que o valor arrecadado ocorreu num ambiente em que a situação actual do mercado é caracterizada por elevados stocks de diamantes lapidados e escassez de liquidez.

Em 2022, a SODIAM alcançou uma facturação recorde de dois mil milhões de dólares em vendas. O valor resultou da exportação de 9,2 milhões de quilates de diamantes.

Foram licitadas Quatro pedras especiais de +10.80ct, da produção do Lulo; sete pedras especiais de +10.80ct, da produção da Sociedade Mineira de Catoca; duas pedras especiais de +10.80ct da produção do Luminas; uma pedra especial de +10.80ct, da produção do Chitotolo; uma pedra especial de +10.80ct da produção do Uari; uma pedra especial de +10.80ct da produção do Lunhinga; dezanove pedras especiais de +10.80ct da produção do Kaixepa; e uma pedra especial de +10.80ct, da produção da Cooperativa Moquita.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados