Sérgio Piçarra lança no próximo sábado no Palácio de Ferro colectânea de cartoons ‘Golpe Baixo e Jogo Sujo’
O cartoonista e banda-desenhista angolano Sérgio Piçarra, colaborador deste portal de notícias, lança, no próximo sábado, 3, pelas 11h00, no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, o seu décimo livro de cartoons, intitulado ‘Golpe Baixo e Jogo Sujo’, inspirado nas duas personagens que emergiram do exercício interventivo do artista em torno da abordagem política e social que faz do país.
O livro, prefaciado pelo cronista Fernando Pacheco, será apresentado pelo jornalista e secretário-geral do Sindicado dos Jornalistas de Angola (SJA), Teixeira Cândido, e contará ainda com a participação do humorista Tiago Costa.
A coletânea de cartoons, a qual o autor define como “um retrato desenhado dos prublemas que ainda estamos com eles”, é um livro de ilustrações e contos baseados no quotidiano angolano, com a clara intenção de provocar um debate público à volta das reflexões sociais e políticas que nele constam, a fim de despertar a consciência crítica do povo por meio da banda-desenhada e do humor.
Cartoonista e designer gráfico, Piçarra nasceu em Luanda, em Julho de 1969. Discípulo de Henrique Abranches, em 1990, criou nas páginas do Jornal de Angola o personagem ‘Mankiko – O Imbumbável’, que constitui hoje a maior referência do cartoon nacional e foi publicado, pela primeira vez, pela União dos Escritores Angolanos, sob tutela de José Luandino Vieira.
Sérgio Piçarra, um dos maiores cartoonistas angolanos, é autor das publicações ‘Mankiko, o Imbumbável – Vamos Fazer Mais Como?’, ‘Gargalhada Setembrina’, ‘Só Vos olha Já’ e ‘Mankiko – Apreciando o Cenário… Nas Calmas!’.