Saldo de conta de bens com superavit de 18,1 mil milhões USD no I semestre de 2022

 Saldo de conta de bens com superavit de 18,1 mil milhões USD no I semestre de 2022

O saldo da conta de bens registou, no primeiro semestre deste ano, um superavit acumulado de 18,1 mil milhões de dólares norte-americanos, um aumento de 94% comparativamente a igual período de 2021 (9,4 mil milhões de dólares norte-americanos), segundo dados avançados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

O banco central sublinhou que este resultado reflecte o aumento do valor das exportações em 74,8%, superior ao aumento de 41,5% das importações. O valor das exportações foi influenciado pelo aumento do preço do petróleo que, de uma média de USD 87/barril em Janeiro de 2022, passou para USD 123/barril em Junho, ao passo que o valor das importações estará a aumentar pelo efeito combinado da retoma económica nacional e o aumento dos preços nos mercados internacionais.

Até ao final do mês de Junho, as Reservas Internacionais (RIL e RBL) situaram-se em 14,3 mil milhões de dólares, correspondente a uma cobertura de cerca de oito meses de importações de bens e serviços.

O crédito concedido ao sector privado, de acordo com o BNA, manteve a trajectória de crescimento no primeiro semestre. No período em referência, o stock de crédito ao sector privado em moeda nacional aumentou 281 mil milhões de kwanzas, um crescimento de 8% sobre o stock de Dezembro 2021, sendo que 80% deste montante refere-se a crédito ao sector empresarial.

Já a Base Monetária em moeda nacional mantém-se em níveis adequados para o alcance dos objectivos da Política Monetária do país.

Após a expansão de 6,3% no mês de Maio, a Base Monetária em moeda nacional reduziu em 14,8% no mês de Junho, levando a contracção acumulada e homóloga para 4,7 p.p e 6,7%, respectivamente, o que evidencia um nível adequado para o alcance do objectivo da política monetária de médio e longo prazos.

Por sua vez, o agregado monetário M2 em moeda nacional contraiu 1,2% no mês de Junho face à expansão de 2,2% no mês anterior, sendo que em termos acumulados e homólogos expandiu em 14,9% e 21,3%, respectivamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.