Russian President Vladimir Putin gives a speech at a meeting of advisory council of the Russian parliament in Saint Petersburg on April 27, 2022. (Photo by Alexandr Demyanchuk / SPUTNIK / AFP)

Rússia formaliza saída da Organização Mundial do Turismo

O governo russo formalizou, esta sexta-feira, 10, a saída da Rússia da Organização Mundial do Turismo (OMT), da qual foi suspensa no final de Abril devido à invasão da Ucrânia.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou o despacho correspondente, de acordo com o portal de informação oficial do executivo.

 “Aceite a proposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, coordenada com as agências federais envolvidas, sobre a retirada da Federação Russa da OMT(…)”, declara-se no documento.

A Rússia foi temporariamente suspensa em 27 de Abril como membro da OMT pela assembleia geral da organização, numa reunião extraordinária em Madrid.

A OMT, com sede na capital espanhola, tomou a decisão apesar de a Rússia ter anunciado anteriormente que se retirava da organização.

A saída entrará em vigor um ano após o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol ter recebido a comunicação oficial de saída.

A suspensão temporária da Rússia impede-a de exercer os seus direitos e beneficiar dos privilégios de membro, incluindo a participação nas reuniões da organização.

A OMT é uma agência especializada das Nações Unidas, desde 2003, e é a principal organização internacional do sector.

*Texto Lusa

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.