Isto É Notícia

A Russian soldier holds a drone during the joint Russian, Belarusian and Serbian military exercise “The Slavic Brotherhood 2016”, at military airport Kovin, 40 kilometers east of Belgrade, Serbia, Monday, Nov. 7, 2016. The 13-day armed exercise in Serbia, dubbed “The Slavic Brotherhood 2016” include 150 Russian paratroopers, 50 air force staffers, 3 transport planes and an unspecified number of troops from Serbia and Belarus, Russia’s Defense Ministry said. (AP Photo/Darko Vojinovic)

Rússia estará à espera que Irão reabasteça exército com drones e mísseis

Partilhar conteúdo

Moscovo espera que o Irão reabasteça as forças armadas russas, com drones e mísseis, para a guerra na Ucrânia, avança a Associated Press, que cita duas fontes norte-americanas familiarizadas com o assunto.

Segundo uma das fontes, do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Washington tem uma preocupação crescente de que a Rússia possa tentar adquirir armas convencionais avançadas do Irão, em particular mísseis superfície-superfície (SSM, na sigla em inglês).

Já um diplomata da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o Irão tem planos para vender à Rússia centenas de mísseis e drones — aeronaves não pilotadas —, violando uma resolução do Conselho de Segurança de 2015.

A questão-chave, segundo a fonte, é o que a Rússia dará ao Irão em troca do armamento, que ainda não foi enviado mas que está “claramente nos livros de pedidos”.

Recorde-se que, na segunda-feira, 5, foi noticiado que as autoridades militares ocidentais acreditam que a Rússia esgotou o stock de drones iranianos usados para atacar a Ucrânia.

É de realçar que o Irão admitiu, após fortes pressões do Ocidente, que tinha fornecido drones ao exército russo, num negócio feito antes do início da guerra. Contudo, documentos divulgados pelo The Guardian mostram que houve um fornecimento de drones após o início da invasão à Ucrânia, a 24 de Fevereiro.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *