Rússia estará à espera que Irão reabasteça exército com drones e mísseis
Moscovo espera que o Irão reabasteça as forças armadas russas, com drones e mísseis, para a guerra na Ucrânia, avança a Associated Press, que cita duas fontes norte-americanas familiarizadas com o assunto.
Segundo uma das fontes, do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Washington tem uma preocupação crescente de que a Rússia possa tentar adquirir armas convencionais avançadas do Irão, em particular mísseis superfície-superfície (SSM, na sigla em inglês).
Já um diplomata da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o Irão tem planos para vender à Rússia centenas de mísseis e drones — aeronaves não pilotadas —, violando uma resolução do Conselho de Segurança de 2015.
A questão-chave, segundo a fonte, é o que a Rússia dará ao Irão em troca do armamento, que ainda não foi enviado mas que está “claramente nos livros de pedidos”.
Recorde-se que, na segunda-feira, 5, foi noticiado que as autoridades militares ocidentais acreditam que a Rússia esgotou o stock de drones iranianos usados para atacar a Ucrânia.
É de realçar que o Irão admitiu, após fortes pressões do Ocidente, que tinha fornecido drones ao exército russo, num negócio feito antes do início da guerra. Contudo, documentos divulgados pelo The Guardian mostram que houve um fornecimento de drones após o início da invasão à Ucrânia, a 24 de Fevereiro.