Reservas Internacionais Líquidas cresceram 2% em Novembro

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) fixaram-se em 10.1 mil milhões de dólares norte-americanos em Novembro, representando um aumento de 2% face aos 9,9 mil milhões USD registados em Outubro.

De acordo com a tabela de evolução das RIL disponível no site do BNA, as Reservas Internacionais Brutas (RIB) cresceram 0,9%, passando de 15.9 mil milhões, em Outubro, para 16,09 mil milhões, em Novembro.

Quanto à cobertura das importações (por meses), no período em apreciação houve um ligeiro crescimento, passando de 12,02 mil milhões USD para 12,13 mil milhões USD.

Dados do banco central indicam ainda que houve uma redução considerável das RIB no mês de Outubro, se comparado a Setembro, em que estas se fixaram em 16,3 mil milhões USD em relação aos 15,9 mil milhões de Outubro. Por outro lado, registou-se um crescimento ligeiro das RIL, de 9,5 mil milhões USD (Setembro) para 9,9 mil milhões (Outubro).

Já no que diz respeito à cobertura de importações, registou-se um decréscimo, fixando-se em 12,02 mil milhões de dólares norte-americanos, em Outubro, face aos 12,37 mil milhões, em Setembro.

Os dados da tabela do BNA demostram que até ao 1 de Dezembro do corrente ano as RIB fixaram-se em 16.2 mil milhões USD, as RIL em 10.2 mil milhões e a cobertura de importações em 12,23 mil milhões de dólares norte-americanos.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.