Reservas internacionais fixadas em 14,4 mil milhões USD em Junho. Montante corresponde a mais de sete meses de importação de bens e serviços
O stock das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) angolanas fixou-se, em Junho, em 14,4 mil milhões de dólares norte-americanos, o correspondente a 7,2 meses de importação de bens e serviços, anunciou o Banco Nacional de Angola (BNA).
Segundo o governador do banco central angolano, Tiago Dias, o saldo da conta de bens atingiu, no primeiro semestre de 2024, 11,2 mil milhões de dólares norte-americanos, acima dos 9,2 mil milhões de dólares registados no período homólogo, correspondendo a um aumento de 22,15%, ou seja, dois mil milhões de dólares.
Tiago Dias, que procedia à leitura do comunicado final da 118.ª Reunião Ordinária do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, realizada nos dias 18 e 19 de Julho, na cidade de Menongue, capital da província do Kuando Kubango, referiu que o aumento do saldo da conta de bens foi influenciado pelo aumento das exportações e pela diminuição das importações.
O governador do BNA destacou também que as receitas oriundas das exportações aumentaram em 4,2%, ou seja, 713 milhões de dólares norte-americanos, como resultado do preço das ramas angolanas, em 7,2%, e das quantidades exportadas, em 2,56%.
Por sua vez, acrescentou, o valor das importações reduziu em 17%, ou seja, 1,3 mil milhão de dólares, tendo passado de 7,7 mil milhões de dólares, em igual período de 2023, para 6,5 mil milhões de dólares.
Apesar da redução das importações, prosseguiu o governador, as importações de bens essenciais de consumo aumentaram em 3,43%, o correspondente a 14,8 milhões de dólares norte-americanos.