financial technology(fintech) and world economy, abstract image visual

Reservas Internacionais Brutas abrem o mês de Março em USD 16,2 mil milhões

As Reservas Internacionais Brutas (RIB) angolanas iniciaram o mês de Março em torno dos 16,2 mil milhões de dólares norte-americanos, registando um ligeiro crescimento de 0,3 mil milhões USD face aos 15,9 mil milhões USD alcançados no final de Fevereiro.

As RIB cresceram, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA), cerca de 0,1 mil milhões USD, se comparadas com a primeira semana de Fevereiro, quando se registou um stock de 16,1 mil milhões de dólares norte-americanos, de acordo com a tabela de evolução diária das Reservas Internacionais e meses de importação disponível no site do BNA.

Já as Reservas Internacionais Líquidas (RIL), por sua vez, abriram esta semana em 10,6 mil milhões USD, correspondendo a uma cobertura de 10,69 meses de importação.

Este registo das RIL demostra um crescimento ligeiro igualmente em torno dos 0,3 mil milhões de dólares em relação aos 10.3 mil milhões do final do mês anterior.

As Reservas Internacionais Brutas do país reflectem os recursos existentes em dinheiro, ouro e outras matérias-primas aceites como garantia nas negociações internacionais, ao passo que as Reservas Internacionais Líquidas medem o stock financeiro em moeda estrangeira disponível para transacionar no mercado internacional.

Tanto o stock das RIL como das RIB poderão aumentar consideravelmente nos próximos dias, impulsionados pela subida constante do preço do barril de petróleo no mercado internacional, que a esta altura já se encontra acima dos USD 112, fruto do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que é o segundo maior produtor de petróleo do mundo, atrás da Arábia Saudita.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.