Isto É Notícia

Reserva Estratégica Alimentar vai beneficiar de um crédito de USD 100 milhões de banco árabe. Já é o terceiro só este ano

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço aprovou a abertura de um crédito no valor global de 100 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 50,4 mil milhões de kwanzas), com vista a sustentar parte dos recursos financeiros e assegurar o funcionamento da Reserva Estratégica Alimentar (REA). Trata-se do terceiro incremento só este ano.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 266/22, de 30 de Novembro, o aludido crédito será concedido pelo banco árabe Mashreq Bank – por meio de um contrato de abertura de linha de crédito com o Ministério das Finanças, órgão nomeado pelo titular do poder executivo para celebrar o referido convénio, bem como toda a documentação relacionada com o mesmo.

O Mashreqbank PSC é o banco privado mais antigo dos Emirados Árabes Unidos e foi fundado como o Banco de Omã, em 1967.

No início do ano, o Presidente da República havia aprovado a abertura de um outro crédito adicional de 24 mil milhões kz para despesas de reabilitação e expansão das infra-estruturas da referida reserva.

Em Maio, por meio do mesmo instrumento e para fins similares, João Lourenço chegou a aprovar uma segunda linha de crédito, celebrada entre o Ministério das Finanças e o Banco de Fomento Angola (BFA), no valor de 32,8 mil milhões de kwanzas.

O governo criou, no final do ano passado, a Reserva Estratégica Alimentar, uma iniciativa que prevê a aquisição, armazenamento e distribuição de mais de 520 mil toneladas de produtos alimentares, com o objectivo de regular o mercado e influenciar a baixa de 11 produtos alimentares que integram a cesta básica.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados