RECREDIT recupera 16,44 mil milhões kz do crédito malparado do BPC

A Recredit – Gestão de Activos SA recuperou, de Março a Setembro deste ano, um total de 16,44 mil milhões de kwanzas referente ao crédito malparado do Banco de Poupança e Crédito (BPC). O valor representa 83% dos 19,8 mil milhões definidos como meta anual para 2021.

Em termos acumulativos, desde o início do presente exercício, em 2020, até ao final do terceiro trimestre de 2021, a Recredit recuperou um montante avaliado em 21,37 mil milhões de kwanzas, conforme um comunicado de imprensa da Recredit a que faz referência o site do Ministério das Finanças.

Para o quarto trimestre desde ano, o potencial de recuperação está estimado em cerca de 13 mil milhões de kwanzas, tendo em conta os vários processos que estão em tramitação técnica.

De acordo ainda com o comunicado de imprensa da Recredit, do valor total a ser recuperado, perto de sete mil milhões de kwanzas estão relacionados com as propostas de amortização em análise, 699 milhões de kwanzas são referentes a propostas aprovadas, ao passo que cinco mil milhões estão relacionados com as propostas aprovadas com base nos acordos celebrados entre a instituição e os devedores.

A Recredit avança ainda que, no cômputo geral, cerca de 28% dos processos se encontram em situação contenciosa, enquanto os restantes 72%  estão em análise ou em negociação.

De acordo com os dados dados anunciados, 71% da carteira de crédito da Recredit está concentrada nos 20 maiores devedores, que, normalmente, pertencem aos sectores da construção e comércio.

Criada em 4 de Agosto de 2016, a Recredit é uma sociedade de direito privado, anónimo e de capitais públicos, em que o seu maior accionista é o Estado angolano, com uma participação de 95% no capital social.

A entidade tem como missão fundamental adquirir, recuperar, reestruturar e revitalizar activos, nomeadamente creditícios, de modo a acrescentar valor ao sistema financeiro nacional.

Jaime Tabo

Jaime Tabo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *