Isto É Notícia

Receitas do Porto de Luanda caem 4% para 13,3 mil milhões kz no I.º trimestre de 2023

Partilhar conteúdo

O Porto de Luanda registou, nos primeiros três meses do corrente ano, um volume de negócios em torno de 13,3 mil milhões de kwanzas, menos 4%, quando comparado com o período homólogo.

De acordo com a projecção orçamental, divulgada pela instituição, por ocasião dos 78 anos de existência do Porto de Luanda, estima-se uma carteira de negócios anual de 56 mil milhões de kwanzas.

O documento — que destaca o investimento em infra-estruturas, equipamentos e meios, bem como a construção do cais de cabotagem e da torre de controlo marítimo em curso — assinala avanços em vários domínios, como na gestão ambiental, digitalização, eficiência operacional e capacitação de quadros.

No domínio da governança e sustentabilidade, a nota do Porto de Luanda realça a introdução na sua estrutura orgânica de uma direcção de sustentabilidade e compliance, tendo reforçado o seu compromisso com a integridade e ética.

O documento assinado pelo presidente do Conselho de Administração, Alberto Bengue, avança ainda que está em curso a implementação de um plano com os objectivos estratégicos da empresa, a fim de se alinhar as decisões dos possíveis projectos e acções.

Na mensagem, dirigida aos colaboradores e parceiros, Alberto Bengue acentua os esforços dos trabalhadores na construção de um porto cada vez melhor na persecução da sua missão.

“Acreditamos que os trabalhadores competentes e felizes contribuem mais para a prosperidade da empresa, bem como para a sua própria realização profissional”, lê-se no documento.

A infra-estrutura conta com um terminal de passageiros, terminais de carga geral, polivalente, de contentores, multiusos e um de combustíveis, assim como uma base de apoio à actividade petrolífera.

O seu modelo de gestão é do tipo Land Lord Port, em que a operação dos terminais é controlada por entes privados, fiscalizados e regulados pela administração portuária, personificada pela Empresa Portuária de Luanda – Empresa Pública, que existe há 77 anos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados