Isto É Notícia

Professora Irene Guerra Marques é hoje homenageada pela livraria Mayamba no Dia Mundial da Poesia

Partilhar conteúdo

A professora Irene Guerra Marques será homenageada, nesta terça-feira, 21, pelas 17h00, pelo seu contributo na divulgação da literatura angolana, no âmbito do recital ‘Aplausos à Poesia’, promovido pela Livraria Mayamba, sito na rua da Liga Africana, em alusão ao Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de Março.

“Dia Mundial da Poesia, motivo mais do que suficiente para uma homenagem à professora Irene Guerra Marques, pelo seu labor no ensino e na pesquisa da literatura angolana durante várias décadas”, lê-se numa nota da Livraria Mayamba.

Participam do recital de poesia os poetas e poetisas Lopito Feijóo, Cíntia Gonçalves, Domingas Monte, João André, Hélder Simbad, Mayele, Adilson Gonçalves, Bel Neto, Liliana Casimiro, Tchiwale, Kassanda Pascoal e Agostinho João.

Irene Guerra Marques é uma conceituada professora e um nome cimeiro e incontornável na historiografia e do estudo da poesia angolana, tendo sido responsável por congregar em trabalhos antológicos “as marcas dos cultores das letras angolanas em vários conjuntos, dois deles, a primeira e a segunda edições da antologia da ‘Poesia Angola’ — o maior acervo da poesia angolana, uma organização em co-autoria com o poeta e escritor angolano Carlos Ferreira”.

Foi coordenadora nacional de Língua Portuguesa e Literatura Angolana no Centro de Investigação Pedagógica (CIP, CIPIE) do Ministério da Educação, entre os anos de 1976 e 1982.

Desde 1983 até 1988, dirigiu o Instituto de Línguas Nacionais, tendo, posteriormente, entre 1988 e 2000, sido directora do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural.

Entre 2002 e 2019, foi docente das cadeiras de Língua Portuguesa e de Literatura Angolana na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, onde exerceu, de 2010 a 2015, o cargo de chefe de Departamento de Língua Portuguesa.

Irene Guerra Marques é natural de Luanda, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É autora da primeira antologia de literatura angolana, ‘Poesia de Angola’ (1976), e das primeiras colectâneas intituladas ‘Textos Africanos de Expressão Portuguesa’ (1976), criadas para o sistema de ensino angolano após a independência.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados