Produção petrolífera atingiu os 34 milhões de barris em Outubro

A produção de petróleo de Angola atingiu, no mês de Outubro, os 34,2 milhões de barris, correspondendo a uma média diária de 1,1 milhões/barris, uma taxa baixa face aos 1,2 milhões de barris diários previstos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANPG).

No mês em referência, a produção de gás associado foi de 91,137 milhões de pés cúbicos, correspondente a uma média diária de 2,9 milhões de pés cúbicos (MMSCFD), dos quais 1,6 milhões injectados, 689 MMSCFD disponibilizados para a fábrica da Angola LNG e 318 MMSCFD para geração de energia nas instalações petrolíferas e remanescente usado nas operações e escoamento do petróleo.

Durante o mês de Outubro, a fábrica da Angola LNG — empresa responsável pela aquisição e venda de gás LNG e líquidos, de uso doméstico —, teve uma produção de 3,6 milhões de barris de óleo equivalente (BOE), correspondendo a uma média diária de 119,01 milhões de barris, sendo que a produção de LNG foi de 94.467 BOEPD, propano 11.423 BOEPD, butano 7.605 BOEPD e condensados 5.514 BOE.

De acordo com a ANGP, no mesmo período, a Associação de Cabinda produziu cerca de1.284 MMSCFD de gás associado, permitindo extrair 479,8 mil barris de LPG, correspondendo a uma média diária de 15,4 mil barris, sendo a produção diária de propano equivalente a 8,9 mil barris, butano a 6,04 mil barris e LPG a 444 barris.

Dados da agência petrolífera indicam ainda que, em Outubro, estiveram em actividade de sondagem dez unidades, sendo cinco navios de sonda, uma sonda semi-submersível, uma sonda em terra, uma Tender SKD Jaya, uma unidade de intervenção CTU e uma unidade hidráulica.

No mês de Setembro, a produção de petróleo nacional foi de 33,3 milhões de barris, com uma média diária de 1,1 milhões de barris de petróleo (BOPD).

Já a produção de gás associado durante o mesmo período foi de 88.040 milhões de pés cúbicos, correspondente a uma média diária de 2.935 milhões de pés cúbicos (MMSCFD).

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.