Isto É Notícia

Presidente do Conselho de Árbitros de Futebol suspenso por desobediência ao representante máximo da APFL

Partilhar conteúdo

O presidente do Conselho Provincial de Árbitros de Futebol de Luanda (CPAFL), Evaristo Sales, foi suspenso por tempo indeterminado, devido à desobediência ao presidente da direcção da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Rafael José Maria, durante a reunião colegial da instituição.

A informação foi apurada nas redes sociais e confirmada, esta quarta-feira, 31, pelo secretário-geral da APFL, João Osvaldo Marcelino, que anunciou a criação de uma comissão de inquérito para apurar os motivos da desobediência, após uma orientação da direcção para a nomeação de um quarteto de árbitros mais experiente visando o jogo entre Petro de Luanda e o 1.º de Agosto.

“Evaristo Sales desobedeceu a uma orientação da direcção da APFL. Foi uma total falta de respeito. A suspensão derivou da insubordinação do presidente do Conselho Provincial de Árbitros”, esclareceu.

O dirigente foi interditado, também, de entrar na instalação do organismo reitor do futebol da capital do país, enquanto durar a suspensão.

Em reunião de direcção, a APFL nomeou, por concordância, o quarteto de árbitros chefiado por Ismael Francisco, para apitar o desafio entre Petro de Luanda e 1.º de Agosto (1-1), disputado no sábado passado, no campo Carlos Queirós, pontuável para a conclusão da 36.ª jornada do Campeonato Provincial de Futebol Sénior Masculino.

Ismael Leitão foi coadjuvado pelos juízes assistentes Júlio Lemos e Cláudio Vunge. Isabel David foi a quarta árbitra.

Ao ter indicado um outro quarteto, dirigido por Gika Fernandes e composto pelos árbitros assistentes Francisco Cambuta e Celso António e Ailton Carmelino, como quarto árbitro, Evaristo manifestou insubordinação.

A comissão de inquérito é coordenada pelo presidente do Conselho Jurisdicional, Cândido Katerça, e coadjuvado pelo homólogo do Conselho de Disciplina, Edson Mendes.

De acordo com João Osvaldo Marcelino, foi nomeado o vice-presidente Paulino Francisco para ocupar a vaga de Evaristo Sales, enquanto durar a suspensão num período de 90 dias.

O Conselho Provincial de árbitros de Futebol de Luanda controla 243 árbitros, dos quais 32 senhoras e 74 comissários. A Associação Provincial de Futebol de Luanda tem 72 filiados.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados