Prémio Literário José Saramago passa a distinguir obras de escritores lusófonos com idade não superior a 40 anos

O Prémio Literário José Saramago vai passar a distinguir obras de ficção inéditas de autores de língua portuguesa com idades não superior a 40 anos. As inscrições para a 12.ª edição do galardão estão abertas desde o dia 8 de Janeiro e estão a ser feitas a partir da plataforma da organização.

O concurso criado pela Fundação Círculo de Leitores visa promover a cultura de escrita, literatura portuguesa e distinguir jovens escritores lusófonos, contribuindo para o fomento dos hábitos de leitura.

Além de passar dos 35 para 40 a idade limite para concorrer ao prémio, ao vencedor será oferecido uma quantia de 40 mil euros, bem como a publicação da obra, em Portugal, pelo Grupo Porto Editora, no Brasil, pela Biblioteca Azul, da Globo Livros e a distribuição da obra em todos os países lusófonos.

Conforme o regulamento do Prémio, os candidatos podem submeter ao prémio uma obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, assim como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores do Prémio.

O vencedor do Prémio será anunciado em Outubro de 2022, num evento público com data e local a anunciar. A entrega do prémio ao autor da obra vencedora será efectuada no referido evento.

Nos últimos anos, foram vencedores do Prémio Literário José Saramago os escritores Ondjaki, Angola (2013), Bruno Amaral, Portugal (2015), Júlian Fuks, Brasil (2017), e Afonso Cabral, Portugal (2019).

O Prémio Literário José Saramago, com periodicidade bienal — que celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago —, destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia.

Irinea Lukombo

Irinea Lukombo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.