PR tira Fazenda Samba Lucala do domínio do Ministério da Agricultura e Florestas e passa para o Instituto de Segurança Social das FAA
O Presidente João Lourenço transferiu, através de um despacho presidencial, a tutela patrimonial da fazenda Samba Lucala, sita na província do Kwanza-Norte, do Ministério da Agricultura e Florestas para o Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).
No documento, o executivo justifica a medida com os facto de terem sido “realizados avultados investimentos na construção de várias unidades de produção agro-pecuária, dentre os quais, o projecto de construção da Fazenda Samba Lucala”.
Por outro lado, o executivo fundamenta que, com a expertise demonstrada pelas Forças Armadas Angolanas na exploração e gestão de projectos de desenvolvimento agro-pecuário e o potencial estratégico destas para a auto-suficiência em produtos agrícolas e de origem animal, houve a necessidade de se conferir uma gestão que potencie a prossecução dos objectivos da referida fazenda.
Aos ministros da Agricultura e Florestas e da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria foram delegados poderes, com a faculdade de subdelegar, para a prática de todos os actos necessários e assinatura de toda a documentação relacionada com o referido processo de transferência.
O Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, por sua vez, deverá praticar todos os actos e celebrar contratos necessários à gestão e exploração da Fazenda Samba Lucala.