PR aprova mais um ajuste directo de 2,19 milhões USD para a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis subscrever os serviços de software da inglesa IHS Markit
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, via ajuste directo, uma despesa de 2,19 milhões de dólares norte-americanos (1,8 mil milhão de kwanzas) para que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) adquira os serviços de subscrição e suporte de licenças de softwares da gigante tecnológica inglesa IHS Markit.
O Despacho Presidencial n.º 125/54, de 31 de Maio, que aprova o referido procedimento de contratação simplificada junto da IHS Markit, afirma que, “no âmbito da contratação de serviços para Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, houve necessidade de aquisição de serviços de subscrição e suporte das licenças dos softwares”.
Ao presidente do Conselho de Administração da ANPG, o titular do Poder Executivo delegou competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a aprovação da validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do referido procedimento, incluindo a celebração e a assinatura do contrato.
O Ministério das Finanças deverá assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do referido contrato.
A firma Serviços de Tratamento de Informações (IHS, na sigla inglesa) é uma empresa inglesa de serviços de informação fundada em 1959. Em 2022 concluiu uma fusão com a gigante S&P Global, após ter-se juntado à Markit em 2016.
Possui, na sua carteira, clientes diversificados e proeminentes, como empresas de petróleo, bancos mundiais de investimento, mais de 20 instituições bancárias norte-americanas, gestores de activos do mundo, corporações, empresas da Fortune Global e governos do G20.