PR aprova empréstimo de 61 milhões USD com o Standard Chatered Bank para a reabilitação e conclusão da estrada Camama-Viana
O Presidente da República aprovou, por despacho, um empréstimo no valor global de 61,7 milhões de dólares norte-americanos com o Standard Chatered Bank (CBS) para financiar a execução do contrato de empreitada de reabilitação para a conclusão da estrada Camama-Viana (Avenida Sérgio Luther Rescova), com a extensão de 6,8km, na província de Luanda.
No acto de celebração do contrato entre governo e a empresa britânica — justificada com a “necessidade de se proceder à conclusão da referida obra, por ser uma via de grande mobilidade” — Angola será representada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que deverá assinar o referido acordo e toda a documentação relacionada.
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 169/23, de 13 de Julho, aprovado pelo Presidente João Lourenço, o Standard Chatered Bank vai financiar 95% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro da Agência UK Export Finance (UKEF).
Aprovada em 2021, a construção dos mais de seis quilómetros da também conhecida Via do Calemba 2, que liga o município do Kilamba Kiaxi ao de Viana, estava orçada em 54,8 milhões USD. A este valor soma-se ainda a quantia de fiscalização, um total de 1,7 milhões USD.