Isto É Notícia

Polónia detecta objecto no espaço aéreo que pode ser balão de observação

Partilhar conteúdo

O ministro da Defesa da Polónia afirmou neste sábado que foi detectado um objecto no espaço aéreo polaco vindo da direcção da Bielorrússia e que, provavelmente, se trata de um balão de observação.

O ministro afirmou na sua conta do Twitter que o contacto do radar com o objecto se perdeu perto de Rypin, cidade no noroeste da Polónia, localizada a 143 quilómetros da capital.

A assessora de comunicação do Comando Operacional das Forças Armadas polacas, Ewa Zlotnicka, adiantou à TVN24 que foram iniciadas buscas nas proximidades de Rypin e que as mesmas envolvem um helicóptero, drones e grupos terrestres das Forças de Defesa Territorial.

O objecto foi avistado na sexta-feira, 12, pelas 20h30 locais, perto da Bialowieza, cidade próxima da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.

Hoje, pelas 12h30, foi realizada uma monitorização, mas o objecto deixou de ser visível, adiantou Zlotnicka à estação de televisão.

Desde o início da invasão da Ucrânia, foram contabilizadas duas incursões no espaço aéreo polaco.

Em Novembro, dois cidadãos polacos morreram na sequência da queda de um míssil no leste do país, que as autoridades ocidentais acreditam se ter extraviado quando as forças aéreas ucranianas tentavam impedir um ataque em grande escala da Rússia.

Os responsáveis políticos e militares polacos estão também a ser questionados sobre outro objecto que aterrou no território em Dezembro de 2022, mas que só foi descoberto em Abril por um cidadão numa floresta.

No local onde o objecto aéreo foi descoberto, as autoridades dizem não terem sido encontrados vestígios de explosivos.

LUSA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *