Isto É Notícia

Palancas Negras vencem em Yaoundé a RCA e já só dependem de si para se qualificarem para o CAN da Côte D’Ivoire

Partilhar conteúdo

A selecção angolana de futebol obteve, neste sábado, 17, uma importante vitória por 2-1 diante da República Centro Africana (RDC), resultado que coloca os ‘Palancas Negras’ com um pé na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se na Côte D’Ivoire, entre os dias 13 de Janeiro e 11 de Fevereiro de 2024.

Inserida no Grupo E, ao lado do Gana, que ocupa a primeira posição, com nove pontos — após o empate deste domingo diante de Madagáscar —, Angola e RCA deslocaram-se a Youndé, nos Camarões, com o 2.º lugar em disputa.

A RCA, por não ter um estádio aprovado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), a jogar em casa emprestada, contou um público ruidoso, que desde os primeiros minutos esteve sempre a puxar pela equipa.

No entanto, foi Angola a inaugurar o marcador, quando Kialonda Gaspar, defesa do Estrela da Amadora de Portugal, ao minuto 12, colocou a bola na baliza da equipa adversária.

Na segunda parte, os anfitriões igualaram o marcador, através do craque Geoffrey Kondogbia, do Atlético Madrid, aos 46’. Contudo, o médio Milson (Ankaraguçu, da Turquia, que já havia dado sinais de inconformismo, conseguiu disputar uma bola nas alturas com o gigante guarda-redes da RCA, marcando o golo da vitória (86′) angolana.

Nessa altura, Angola já jogava em superioridade numérica, após a expulsão de Youfeigane, o guarda-redes titular da RCA, ao minuto 70.

O marroquino Rédouane Jiyed, árbitro da partida, ainda anulou dois golos a Angola.

Com esta vitória fora de casa, Angola soma agora oito pontos, em segundo lugar, menos um que o Gana, ao passo que a RCA (no terceiro posto 7’) ainda tem hipótese de se qualificar, caso consiga vencer a equipa ganense na última jornada.

Na partida da primeira mão, disputada no Estádio 11 de Novembro, a 1 de Junho de 2022, Angola tinha vencido, igualmente, por 2-1.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados