Isto É Notícia

País resgatou em 2022 mais de USD cinco mil milhões no âmbito da recuperação de activos ilícitos

Partilhar conteúdo

O executivo recuperou, em 2022, mais de cinco mil milhões de dólares norte-americanos, resultantes das acções desenvolvidas no âmbito da recuperação de activos retirados ilicitamente do país, avançou à imprensa a directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA), Eduarda Rodrigues.

Em declarações à Lusa, à margem de uma conferência sobre ‘o confisco de activos como ferramenta de combate ao crime económico e organizado’, Eduarda Rodrigues fez saber que, além dos valores recuperados, cerca de 21 mil milhões USD estão pendentes (maioritariamente no estrangeiro), aguardando decisões judiciais.

A responsável adiantou ainda que os mais de cinco mil milhões USD em posse do Estado angolano representa menos de 20% do valor dos activos que se pretende recuperar, uma vez que — acrescentou — entre 2001 e 2017, terão sido transferidos ilicitamente para o exterior do país cerca de 150 mil milhões de dólares.

“[O valor em posse do executivo angolano] “é ainda muito pouco face ao que temos pela frente. É uma luta grande”, sublinhou Eduarda Rodrigues, fazendo referência à cooperação de alguns países na luta pela recuperação destes activos.

“Temos vários casos”, disse, “Portugal, até por razões de proximidade, mas também Bermudas, Singapura, Emirados Árabes Unidos, Suíça”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *