OGE: Sector Social representa a maior despesa do I Trimestre

O Sector Social foi o maior em termos de despesas orçamentais atribuídas, com uma execução na ordem dos 465,9 mil milhões de kwanzas, equivalente a 16% do valor previsto, representando 35% da despesa total referente à execução trimestral do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2021. Os dados constam do relatório preliminar relativo à execução do I trimestre.

O sector Económico aparece de seguida, com uma execução de 335,3 milhões de kwanzas, representando 34% de execução e uma participação de 26% da despesa total autorizada. Os sectores da Defesa e Serviços Públicos Gerais aparecem em terceiro, com uma execução de 24% e 11%, e representando um peso percentual sobre a despesa total de 24% e 15%, respectivamente, segundo o documento a que teve acesso o jornal !STO É NOTÍCIA.

No Sector Social, a maior fatia do orçamento foi atribuída à da Educação, com cerca de 1 bilião de kwanzas de despesa autorizada, tendo sido executado 15% equivalente a 155,3 mil milhões de kwanzas. A seguir apresenta-se o sector da Saúde com uma despesa autorizada na ordem dos 938,5 mil milhões de kwanzas, tendo uma execução de 197,7 mil milhões de kwanzas correspondente a 21% do valor autorizado.

Em relação ao Sector Económico, o maior orçamento e execução é atribuído ao sector dos Combustíveis e Energia, com um valor na ordem dos 411,4 mil milhões de kwanzas e uma execução de 200 mil milhões de kwanzas, correspondente a 49%.  Com um orçamento de 323,5 mil milhões de kwanzas e uma execução de 109,9 mil milhões de kwanzas, correspondente a 34%, está o sector dos Transportes.

O documento indica ainda que foi atribuído um o orçamento na ordem dos 495 mil milhões de kwanzas, representando uma execução de 18%, face a despesa autorizada para o Programa de Investimento Público (PIP), do qual grande parte é destinado à execução de obras de infra-estruturas públicas, desagregadas por função e subfunção, sofrendo um aumento de cerca de 16% em comparação com o I trimestre do ano transato.

Já o Sector da Defesa e Segurança realizou despesas no valor de 22,3 mil milhões de kwanzas, representando uma execução de 14% e uma participação de 5% sobre o total das despesas. Os Serviços Públicos Gerais tiveram uma execução no valor de 35,6 mil milhões de kwanzas, obtendo uma taxa de execução de 14% e 7% de participação na despesa total.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *