Isto É Notícia

Novo Aeroporto Internacional de Luanda só começa a receber voos de passageiros no mês de Outubro

Partilhar conteúdo

Inicialmente previsto para arrancar com voos domésticos no primeiro trimestre do ano, o novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr.º António Agostinho Neto só vai começar a operar voos de passageiros a partir do último trimestre de 2024, avançou o coordenador do Gabinete Operacional dessa infra-estrutura, Paulo Nóbrega.

Trata-se dos voos domésticos e internacionais, que deverão arrancar em Outubro deste ano, depois de em Janeiro último ter arrancado os de carga.

Em declarações à Angop, Paulo Nóbrega disse que, neste momento, está a decorrer o processo de formação de mais de mil técnicos, para posterior certificação internacional que lhes dará a devida licença para operarem o novo aeroporto de Luanda.

Aquele responsável, que acompanhava a visita guiada do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, à infra-estrutura aeroportuária, referiu que ainda existem alguns desafios no Aeroporto Internacional de Luanda Dr.º António Agostinho Neto.

“Efectivamente, temos dois tipos de desafios, sendo o primeiro com as reparações dos últimos trabalhos necessários, antes do arranque, mas que não condicionam a operacionalidade do aeroporto”, assegurou.

Entre as actividades em curso na infra-estrutura, Paulo Nóbrega disse haver uma equipa multidisciplinar com 18 grupos, compostos por mais de 40 técnicos cada, entre profissionais de transportes públicos da TCUL, dos Caminhos-de-Ferro e Administração Geral Tributária (AGT), que diariamente acertam as melhores formas de colocar em funcionamento o aeroporto em todas as suas valências.

José de Lima Massano visitou, na última semana, o Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr.º António Agostinho Neto, acompanhado do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados