Isto É Notícia

“Novas chapas de matrículas custam 35 mil Kz e vão permitir a recuperação rápida dos veículos roubados”, garante Polícia Nacional

Partilhar conteúdo

O comandante-geral da Polícia Nacional (PN), Arnaldo Carlos, garantiu, nesta quarta-feira, 10, em Luanda, que as novas chapas de matrículas são seguras e que vão permitir maior controlo do parque automóvel do país, bem como garantir à polícia a recuperação rápida de veículos roubados ou furtados.

Ao contrário dos 50 mil kwanzas, como se especulou, as empresas aplicadoras das chapas de matrículas vão cobrar 35 mil kwanzas para aplicação das mesmas.

Numa primeira fase, avançou a PN, apenas as províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Cunene, Huíla, Namibe e Zaire vão emitir as referidas matrículas; um processo que mais tarde será extensivo a todo o território nacional.

Segundo a Polícia Nacional, as novas chapas de matrículas cumprem os requisitos exigidos pela SADC e não há probabilidades destas serem duplicadas ou adulteradas, já que, em caso de destruição da mesma, o proprietário do veículo deverá voltar a solicitá-las junto dos serviços da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviário (DTSR) para a sua reatribuição.

A PN garante, por outro lado, que doravante passará a ter o rastreio de todas as matrículas emitidas e assegura ser impossível haver duplo registo das novas chapas.

Quanto aos motociclos e veículos pesados, as empresas aplicadoras ainda aguardam um parecer da PN para a sua aplicação.

Segundo a Polícia, doravante, as chapas de matrículas serão de cor branca, com letras pretas, trarão reflectores, contendo novos elementos de segurança, como código de identificação do veículo e tecnologia de ponta.

As matrículas para os automóveis e tractores agrícolas ou florestais serão de cor verde e os rebocadores de cor vermelha.

Arnaldo Carlos disse ainda que, nos próximos dias, serão dados os locais de aplicação das novas matrículas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados