Isto É Notícia

‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ arrebata ‘Prémio de Melhor Banda Sonora’ no FESPACO

Partilhar conteúdo

O filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, dirigido por Ery Claver, venceu o ‘Prémio de Melhor Banda Sonora’ da 28.ª edição do Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadougou (FESPACO). Um evento que contou com a participação do realizador angolano, que viajou até ao Burkina Faso a convite dos responsáveis do festival.

A longa-metragem, que estreou mundialmente em Agosto de 2022, no Locarno Film Festival, tem a trilha original assinada pelo músico Ismael Suama, coordenação de César da Silveira e chancela da produtora cinematográfica Geração 80.

Desde a sua estreia, este é o nono festival em que o filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ participa e é ovacionado.

Com esta distinção, o filme, que já é um sucesso a nível nacional e internacional, estará em cartaz no Cinema Fernando Lopes (Lisboa), onde fica em exibição durante este mês de Março.

Ery Claver, o realizador do filme

Para Geração 80, com 13 anos de existência, e apesar das inúmeras dificuldades e os grandes desafios de cada dia, é uma vitória ter dois filmes — ‘Ar Condicionado’ e ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ — em duas edições seguidas do FESPACO a disputar o prémio Etallon d’Or (Gavião de Ouro) do festival.

“Que grande alegria e orgulho receber este prémio. Mais um que significa muito, pelo festival, pelo lugar e pela trajectória fantástica que o filme tem feito”, escreveu a produtora Geração 80 na sua página do Facebook, ao reagir à notícia do prémio.

O filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ é descrito pela própria produtora como sendo “a continuidade do compromisso da Geração 80 em contar histórias angolanas, produzir cinema independente e de autor”.

“O objectivo da produtora sempre foi contar histórias angolanas, de um país com uma confluência de culturas, de histórias e de vivências às vezes tão surreais que ultrapassam a ficção”, destaca.

O filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ venceu o ‘Prémio do Júri de Melhor Longa Metragem’, no Festival International du Film d’Amiens, e foi seleccionado para o Red Sea International Film Festival, International Film Festival of India, Porto Post Doc Film Festival, Festival do Rio, BFI London Film Festival, Film Fest Ghent e o Göteborg Film Festival.

O FESPACO é o maior Festival de Cinema de África e é realizada a cada dois anos, em Ouagadougou, na capital do Burkina Faso, onde a organização está sediada.

O festival de cinema teve lugar pela primeira vez em 1969, na altura como o Festival Premier de Cinéma Africain de Ouagadougou. O festival oferece a profissionais de cinema africano a oportunidade de estabelecer relações de trabalho, trocar ideias e promover o seu trabalho. O objectivo declarado do FESPACO é contribuir para a expansão e desenvolvimento do cinema africano como meio de expressão, educação e sensibilização.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados