Isto É Notícia

‘Nkembi: Uma mãe de primeira viagem’, o espectáculo de spoken word que aborda as problemáticas da maternidade

Partilhar conteúdo

O auditório Pepetela, do Instituto Camões, recebe, no dia 12 de Maio, a estreia do espetáculo ‘Nkembi: Uma mãe de primeira viagem’, inserido no projecto de spoken word (poesia falada, em tradução livre), promovido pela agência Art Sem Letra, em parceria com o Camões-Centro Cultural Português em Luanda.

A peça, dirigida pelo encenador Tomalunda Pedro, tem como protagonista a artista multidisciplinar Djamila Silva, e o roteiro da poetisa Irene A’mosi.

De acordo com uma nota a que teve acesso este portal, Nkembi é um espetáculo inédito de poesia e performance, que faz parte do projecto ‘Mulheres D ́Palavras’, que busca na sua narrativa apresentar questões sobre o género e a saúde materna de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que mortalidade materna é um problema de saúde pública em Angola.

“Nkembi desbrava a história de uma jovem destemida, linda de encantar e carregada de sonhos. Portanto, vê os seus ideais confrontados quando descobre que está grávida pela primeira vez, fruto de um relacionamento extra-conjugal e é obrigada a vivenciar vários conflitos nas diferentes fases da gestação e pôr à prova todos os seus conhecimentos sobre a maternidade em um cenário caótico”, lê-se na nota.

O director executivo da agência Art Sem Letra, Kiaco Zambo, refere, na nota, que “o projecto nasce da necessidade de partilhar experiências maternas, orientar como quebrar tabus sobre a vida materna nas mães de primeira viagem”.

O projecto é uma concepção e produção do colectivos de ‘Jovens Criativos da Art Sem Letra’, agência artística centrada na economia criativa e sustentável, com o objectivo de ligar e libertar mentes por meio da arte.

A Art Sem Letra é agência criativa com foco na concepção e produção de eventos criativos e na reserva de artistas.

Os ingressos para o acesso ao espectáculo estão a ser comercializados no local do evento, no valor de três mil kwanzas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados