Isto É Notícia

Negociações na BODIVA disparam e atingem um novo recorde anual fixado em 1,19 biliões de kz

Partilhar conteúdo

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) anunciou, esta semana, que registou, no dia 4 deste mês, um novo recorde em termos de montante anual negociado nos seus mercados, fixado em 1.194.680.868.515 kz (um bilião, cento e noventa e quatro mil, seiscentos e oitenta milhões, oitocentos e sessenta e oito mil e quinhentos e quinze kwanzas).

Segundo a BODIVA, o novo recorde registado nos seus mercados regulamentados ultrapassa o alcançado em Dezembro de 2020, que correspondeu ao valor de 1.187.026.437.590 kz (um bilião, cento e oitenta e sete mil, vinte e seis milhões, quatrocentos e trinta e sete mil, e quinhentos e noventa kwanzas), um marco que foi possível devido à participação activa dos seus membros.

Um feito que a BODIVA atribui “à promoção de acções de literacia financeira e disponibilização de plataformas que facilitaram o acesso aos mercados BODIVA”.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola destaca também a activação de novos segmentos de mercado, nomeadamente o Mercado de Bolsa de Acções (MBA) e o Mercado de Operações de Reporte (MOR), que permitem investimentos a curto, médio e longo prazos, como mecanismos que concorreram para o novo recorde anual.

As Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis (OTNR) e as Obrigações com Indexação ao Dólar (OTTX), refere a BODIVA, foram os instrumentos mais transacionados, representando 78,04% e 19,44% do montante negociado, respetivamente.

Estas acções representam, actualmente 1,70% do montante total transacionado, do qual a primeira admissão à negociação em bolsa desta tipologia de instrumentos financeiros ocorreu em Junho do corrente ano.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados