Negociações na BODIVA crescem 64% em Agosto

 Negociações na BODIVA crescem 64% em Agosto

O volume de negociações na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) cresceu 64% no mês de Agosto face ao período homólogo, atingindo os 298,9 mil milhões de kwanzas, resultante de 375 negócios fechados.

De acordo com os dados do relatório operacional divulgado pela BODIVA, citado pelo Jornal de Angola, de Janeiro a Agosto deste ano, a instituição movimentou mais de 870,5 mil milhões de kwanzas, sendo o mês de Julho o que maior valor transacionou: cerca de 81, 14 mil milhões kz, uma subida de 72% se comparado a Agosto.

No mês de Julho, as negociações fixaram-se em 81 mil milhões de kwanzas, quando, em Junho, atingiram os 73,8 mil milhões de kwanzas, valor acima dos cerca de 59 mil milhões alcançados nos meses de Março e Abril.

Entretanto, o mês de Fevereiro foi o que registou o menor valor negociado, perto de 35,2 mil milhões de kwanzas, decorrente de um total de 270 negociações.

Quanto à participação dos membros em negociação, dos 23 agentes (bancos) inscritos na BODIVA, apenas 17 contribuíram para o montante negociado, com o Banco de Fomento Angola (BFA) a liderar a lista.

Até final de Julho, o BFA foi o maior negociador do mercado, ao transacionar perto de 28 mil milhões kwanzas, que corresponde a 21% do total.

Segue-se o Banco Poupança e Crédito (BPC), com 23,36 mil milhões kwanzas, equivalente a 17%, ao passo que o Banco Angolano de Investimentos (BAI) movimentou cerca de 21 mil milhões kz, que corresponde a 15% do total negociado.

A BODIVA é a entidade gestora e reguladora dos mercados regulamentares da bolsa angolana, responsável por assegurar que esses mercados sejam justos, ordeiros e transparentes, garantindo, deste modo, total protecção ao investidor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.