financial graph on technology abstract background represent financial crisis,financial meltdown

Negociações na BODIVA contraíram 2,29% no primeiro trimestre

O montante dos negócios transaccionados no mercado da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), no primeiro trimestre deste ano, renderam cerca 216,9 mil milhões de kwanzas (USD 429,9 milhões), uma redução de 2,29% face ao período homólogo.

O relatório trimestral da BODIVA indica que, durante o primeiro trimestre, foram realizados 1.177 negócios nos mercados regulamentados sob a sua gestão, com uma média mensal de 72,32 mil milhões kz, sendo Janeiro o mês que se registou o maior volume de negociações, rendendo 122,13 mil milhões kz.

Dados do relatório apontam ainda que os 1.177 negócios realizados, com uma média de 392 por mês, reflectem uma diminuição de 16,52% face aos primeiros três meses de 2021.

No que diz respeito ao desempenho dos 27 membros que operam na BODIVA, 22 contribuíram para o montante negociado, com particular realce para o Banco Angolano de Investimento (BAI), o Banco de Fomento Angola (BFA), o Banco Caixa Geral Angola (BCGA), Banco BIC e o Banco Millennium Atlântico (BMA), que ocupam os cinco primeiros lugares, cujas transacções representaram cerca de 81,45% do mercado.

Em relação ao montante negociado por tipologia de valor mobiliário, confirma-se a predominância das obrigações do tesouro (98,92%) em detrimento das unidades de participação (0,04%).

As obrigações de tesouro registaram um total de 1.164 negócios, representando 98,90% do total realizados, enquanto as unidades de participação representaram 0,93%, detalha o documento, acrescentando que os bilhetes do tesouro representaram 0,17% do montante negociado.

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.