Isto É Notícia

Município de Cacuaco deixa de cobrar corrida de táxi a pessoas com deficiência motora

Partilhar conteúdo

O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) em Cacuaco e as associações de táxis ANATA e a ATA, assinaram recentemente um memorando que prevê a proibição de cobrança da corrida de táxi a pessoas com deficiência física. O acordo abrange somente aquele município.

O memorando, tornado público em conferência de imprensa, no dia 3 deste mês — Dia Internacional das Pessoas com Deficiência —, serviu também para os participantes reflectirem sobre a data e para dar o ‘tiro de largada’ da medida, que entrou em vigor nesta segunda-feira, 5.

De acordo com o responsável do CMJ Cacuaco, Felisberto Moma, as pessoas com deficiência devem agora dirigir-se ao referido conselho para adquirirem um passe, mas para tal os beneficiários deverão fazer uma contribuição simbólica de mil kwanzas, passe esse que os habilitará a usufruírem do serviço de táxi até 2026.

O responsável da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) em Cacuaco explicou que o memorando abrange as rotas Cacuaco-Kikolo, Cacuaco-Funda, Cacuaco-Sequele, Cacuaco-São Paulo, Cacuaco- Mutamba e vice-versa.

A nota tornada pública e subscrita pelos signatários esclarece que as pessoas com deficiências devem apresentar apenas o seu passe aos cobradores, sempre que pretenderem circular nestas rotas.

“Quem sai de Cacuaco para outros pontos não paga nada. Por exemplo, a rota Cacuaco-São Paulo, Cacuaco-Viana, Cacuaco-Desvio do Zango, estes não pagam nada, mas quem sai destes pontos para o Cacuaco terá que pagar. Já no município, claro que se locomove a custo Zero”, sublinha a nota.

Os portadores serão identificados com uma credencial de livre circulação para a melhor comunicação com os ‘gerentes’ — entenda-se, cobradores — e os automobilistas.

Lembrar que, até à data de entrada em vigor do memorando — considerada como a primeira fase —, já haviam sido cadastradas 600 pessoas beneficiárias do referido protocolo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados