Isto É Notícia

Multas rendem ao BNA mil milhões kz no 4.º trimestre de 2023

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou, no quatro trimestre do ano passado, 34 sanções diversas a instituições sob sua supervisão, sendo que 90% delas resultaram num encaixe global de 1,01 mil milhões de kwanzas.

Os dados constam do ‘Relatório Síntese de Acção Sancionatória do BNA’, datado de 15 de Janeiro, publicado nesta quinta-feira, 18, que revela 24 sanções aplicadas a Instituições Financeiras Bancárias (IFB) e dez a Instituições Financeiras Não Bancárias (IFNB).

Do total executado (34), duas dezenas orrespondem a processos sumaríssimos e 11 a contravenção, nos termos dos direitos conferidos às instituições financeiras.

No que diz respeito ao número de processos sancionatórios aplicados a Instituições Financeiras Bancárias, o documento do BNA aponta que 21 são referentes a infracções prudenciais e três a transgressões de normas comportamentais.

Ao passo que às Instituições Financeiras Não Bancárias, onde foram aplicadas dez, cinco foram por transgressão de normas prudenciais e outras cinco por infracções comportamentais.

De modo geral, em relação aos processos concluídos, o banco central confirma que se registou um total de 24 sanções pecuniárias (90%) no montante global de 1,01 mil milhões de kwanzas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados