MPLA reinventa-se e ‘saca da cartola’ Esperança da Costa para atacar eleições de Agosto ao lado de JLo

Ao longo dos últimos meses, o nome de Carolina Cerqueira era dado quase como certo na posição n.º 2 nas contas eleitorais de Agosto próximo, no que à lista de candidatos do MPLA diz respeito. Nesta segunda-feira, 23, o Comité Central (CC) do partido de governo tratou de pôr termo às especulações, aprovando a indicação de Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, actual secretária de Estado das Pescas, para o cargo de Vice-Presidente da República para o período 2022/2027, em caso de vitória do MPLA.

A notícia de que o ‘número 2’ seria uma senhora já havia sido avançada no início da reunião do Comité Central, mas foi já na parte da tarde que veio a confirmação de que o MPLA vai a voto com uma mulher ‘na linha da frente’, ao lado do presidente do partido, João Lourenço.

A reunião do CC, que decorreu no Centro de Conferência de Belas, em Luanda, aprovou uma lista composto por 86 homens e 83 mulheres, ficando muito próximo da propalada paridade de que vem defendendo o MPLA.

A actual ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o nome que era ventilado como certo como vice, aparece na lista como candidata a presidente da Assembleia Nacional.

Esperança da Costa é professora titular de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto e membro do Bureau Político do MPLA. Actualmente, é directora do Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, coordenadora do Mestrado em Gestão e Governança Ambiental da Faculdade de Ciências da UAN – em parceria com FC Universidade de Lisboa; autoridade científica da CITES, pelo Ministério do Ambiente e coordenadora nacional do Nó dos GBIF em Angola (Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade).

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.