Morre a monarca britânica Isabel II aos 96 anos

 Morre a monarca britânica Isabel II aos 96 anos

A Rainha Isabel II morreu esta quinta-feira, 8. A notícia foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, num comunicado divulgado pela BBC, no qual é descrito que a Rainha morreu pacificamente no castelo de Balmoral na tarde desse dia.

O estado de saúde da monarca britânica já provocava preocupação à equipa médica desde o dia anterior. Na quarta-feira — um dia depois de ter recebido a demissão de Boris Johnson e de ter indigitado Liz Truss como nova primeira-ministra do Reino Unido — o Palácio de Buckingham confirmou que a Rainha cancelou a reunião online que tinha marcado com o Privy Council devido ao esforço do dia anterior.

Menos de 24 horas depois, o órgão confirmava que Isabel II estava “sob supervisão médica” por o seu estado de saúde inspirar cuidados. Os membros mais próximos da família deslocaram-se de imediato para o castelo de Balmoral, na Escócia, onde se encontrava de férias.

Isabel II subiu ao trono em 1952, na sequência da morte do seu pai, Jorge VI. Foi chefe de Estado do Reino Unido durante 70 anos. A monarca liderou o país durante vários momentos históricos, assumindo papel de destaque em eventos como a vaga de descolonização da década de 1970 e adesão das ex-colónias à Commonwealth, o fim da Guerra Fria e a morte da princesa Diana.

A monarca britânica conviveu com 15 primeiros-ministros, entre eles figuras marcantes como Winston Churchill, Margaret Thatcher e Tony Blair, com quem teve várias audiências privadas, cujo conteúdo nunca foi tornado público.

Nos últimos anos de vida, enfrentou vários escândalos familiares, como o afastamento dos duques de Sussex, Harry e Meghan, e as suspeitas de abuso de menores do príncipe André. O príncipe Filipe, com quem foi casada durante 73 anos, morreu em Abril de 2021.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.