Moradores do Pantanal urinam sangue há já dois anos por consumo de água imprópria

Mais de duzentos moradores do bairro Pantanal, no distrito urbano do Kikuxi, em Viana, estão acometidas com um surto de schistosomíase, uma doença infecciosa causada por qualquer um dos tipos de schistosoma, que afecta o sistema urinário, levando os doentes a urinarem sangue.

O coordenador do bairro Pantanal, David Cacola Miguel, alertou que esta é uma situação que já dura há quase dois anos e que, nesta altura, pelo menos 280 pessoas, sobretudo crianças, padecem da doença.

David Miguel atribui as causas da actual situação ao consumo de água do canal do Kikuxi, uma vez que as crianças se têm dirigido ao local para tomarem banho. “As pessoas urinam sangue, porque esta água é consumida e muitas vezes as crianças também banham nesta água”, explicou o coordenador.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), o director municipal da Saúde em Viana, Matondo Alexandre, defendeu a necessidade de realização de uma intervenção na zona, a fim de se combater a doença.

“É uma situação que nós temos que imediatamente intervir, com a educação da população, com algumas intervenções que visem prevenir esta patologia, e tratá-la”, aconselhou.

A schistosomíase é uma doença transmitida através do contacto com água doce contaminada com parasitas, libertados a partir de caracóis infectados, provocando inúmeras doenças como a do sistema digestivo, do estômago, do intestino e outras.

Gabriela Vaia

Gabriela Vaia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.