Isto É Notícia

Montante negociado na BODIVA aumentou 60% para 1,56 biliões de kwanzas em 2022

Partilhar conteúdo

O montante de negociações na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em 2022, cifrou-se em 1,56 biliões de kwanzas, o que comparado ao ano anterior (2021), regista um crescimento de 60,2%, anunciou, nesta quarta-feira, 15, o administrador executivo da instituição, Odair Costa.

Segundo o responsável, que apresentou o relatório anual dos mercados da BODIVA, durante o IV Fórum, a taxa média anual de crescimento registada nos últimos sete anos foi de 14,29%.

Para o administrador, 2022 foi “um ano histórico” para o mercado bolsista em Angola, por terem sido registados 5.746 negócios nos mercados regulados pela instituição.

O montante médio trimestral dos negócios ocorridos em mercados regulamentados foi de 391,2 mil milhões de kwanzas e o terceiro trimestre foi o período em que se registou maior negociação, com cerca de 606,3 mil milhões de kwanzas.

Em relação ao número de negócios realizados, Odair Costa adiantou que houve igualmente um aumento de 6% face ao período homólogo, tendo sido realizados um total de 5.746 negócios, durante o ano, com uma média trimestral de 1.437 negócios.

“O crescimento médio anual de negócio verificado entre 2016 e 2022 foi de 38,80%”, frisou.

De acordo com o Relatório Anual dos Mercados BODIVA 2022, os Títulos do Tesouro (OT-NR) continuam a ter um peso muito grande no montante negociado (72,27%), seguindo-se as obrigações indexadas ao dólar (18,90%).

Relativamente ao montante negociado por ano de maturidade, em comparação com os períodos anteriores, “confirma-se a tendência para a concentração em títulos com maturidade residual até três anos”, o que representa 77,92% do montante negociado.

Sobre a actuação dos agentes de intermediação, o Banco de Fomento Angola (BFA) lidera o top, seguindo-se o Banco Angolano de Investimentos (BAI), o Standard Bank Angola (SBA), Banco Millennium Atlântico (BMA) e Banco de Poupança e Crédito (BPC).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados