Isto É Notícia

Moçambique. Fundo aprova 16 milhões USD para protecção da biodiversidade

Partilhar conteúdo

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (Biofund) de Moçambique aprovou um orçamento de 16 milhões de dólares para apoiar actividades de “protecção da biodiversidade” no país em 2023, foi esta terça-feira, 20, anunciado.

Com o montante, a Biofund vai apoiar o “funcionamento das áreas de conservação do sector público e privado e de algumas áreas comunitárias”, referiu a entidade numa nota enviada hoje à comunicação social.

Em 2023, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade prevê, entre outros aspectos, apoiar a translocação de cerca de 200 animais de grande porte para o Parque Nacional do Gilé e a instalação de um centro de pesquisa no Monte Mabu, no norte de Moçambique.

Segundo a nota, a instituição quer ainda “intensificar acções de consciencialização ambiental”, através da realização de exposições sobre a biodiversidade e outras atividades de educação ambiental.

“Em 2023, a Biofund pretende fazer ainda mais pela biodiversidade”, assegurou, referindo que vão ser implementadas acções que visam “contribuir para a protecção e utilização sustentável dos recursos naturais em áreas terrestres e marinhas” em Moçambique.

A Biofund, fundo privado moçambicano, tem por missão promover o financiamento sustentável da conservação da biodiversidade, com foco para a rede nacional das áreas de conservação.

Moçambique alberga cerca de 5.500 espécies de plantas e 4.271 espécies de vida selvagem terrestre, havendo também 220 espécies de mamíferos e 690 de aves, segundo a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

Pelo menos sete parques moçambicanos, igual número de reservas e quatro áreas transfronteiriças de gestão conjunta estão sob a responsabilidade da ANAC.

Moçambique é o sétimo país da África Subsaariana com o maior número de espécies ameaçadas de extinção, de acordo com dados de 2021 avançados pelo Ministério da Terra e Ambiente.

LUSA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *