Isto É Notícia

Ministério da Cultura faz da marimba e do quissanje Património Cultural Imaterial Nacional

Partilhar conteúdo

A marimba e o quissanje — dois dos mais emblemáticos instrumentos musicais do folclore angolano — foram declarados e inseridos na lista do Património Cultural Imaterial Nacional, no domínio dos ‘Saberes e Ofícios Tradicionais’.

A medida é parte de dois despachos executivos assinados pelo titular do Ministério da Cultura já em vigor, que eleva a marimba ao estatuto de património nacional por conta da “necessidade e conveniência do seu reconhecimento, como garantia para a sua salvaguarda e valorização para as actuais e futuras gerações”.

O quissanje, por seu lado — um dos instrumentos musicais tradicionais integrantes do universo musical angolano —, ganha este estatuto “de forma a evitar o seu desaparecimento” e para que se possa estimular a promoção  de medidas que visem a sua valorização e preservação para as gerações futuras, assim como apoiar a recuperação e a conservação das manifestações culturais em vias de desaparecimento — uma das tarefas fundamentais do Estado angolano.

Para ambos os casos, competirá doravante ao Instituto Nacional do Património Cultural proceder ao registo e à tomada de medidas para a efectiva protecção e valorização dos dois instrumentos enquanto elementos do acervo do país.

A marimba é um instrumento musical tradicional utilizado em Angola, construído de forma empírica, e constituído por cabaças, troncos secos do cafeeiro, madeira especial, cordas feitas com pele de animal, que remonta aos tempos antigos e contribui para a massificação de diversos géneros de música e dança tradicionais, assegurando assim a identidade nacional e a coesão social.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados