Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro foi o motor de 92% das transações na BODIVA em 2021

As transações registadas nos mercados geridos pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) rondaram os 4,72 biliões de kwanzas nos últimos seis anos, informou esta segunda-feira, 21, o Ministério das Finanças (MINFIN).

De acordo com o relatório sobre as negociações da BODIVA, em 2021 verificou-se que no Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) foram realizadas cerca de 92% do total das transações, correspondendo a um montante de 895 mil milhões de kwanzas, ao passo que os restantes 8% foram transacionados no Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV), com cerca de 81 mil milhões de kwanzas.

Segundo o director do Gabinete de Estudos e Estratégia da CMC, Johny Soki, no ano passado registou-se a primeira oscilação negativa de 17% na bolsa. A descontinuidade das emissões de obrigações indexadas ao dólar (OT-TX), a relação inversa e a apreciação cambial da rentabilidade das OT-TX estiveram na base da redução do volume das negociações, de acordo com dados apresentados pela Comissão de Mercados de Capitais.

Desde 2016 que o BFA lidera o quadro dos negócios realizados na BODIVA, na perspectiva de compra e venda, com 32,81% e 35,99%, respectivamente; seguido pelo Banco Angolano de Investimento (BAI) com 22,66% de compras e 23,77% das vendas; e pelo Standard Bank Angola (SBA) com 14,43% nas compras e nas vendas.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.