Mais uma angolana em alta no Jiu-Jitsu. Mayra Lemos conquista ouro na sua primeira cruzada internacional na Hungria
A atleta angolana Mayra Lemos, de 15 anos de idade, venceu, no sábado último, o AJP Tour International Jiu-Jitsu Championship 2024, que decorreu na Hungria, naquela que foi a sua estreia em provas internacionais da modalidade.
Mayra Lemos foi ‘imbatível’ na categoria juvenil feminino (63 kg), ao vencer, na especialidade ‘gi tradicional’ (com quimono), as adversárias Tessa Urschinger (da Áustria) e Izabela Zajkov (da República da Macedónia do Norte), tendo repetido a proeza na especialidade ‘no-gi’ (sem quimono) contra as mesmas concorrentes.
Tanto nas duas meias-finais quanto nas finais, Mayra teve todas as vitórias por submissão e sem que nenhuma oponente lhe conseguisse tirar qualquer ponto.
“As duas conquistas têm, para mim, um significado enorme, porque, pelo jiu-jitsu, esta foi a minha primeira competição fora do meu país, fora da minha zona de conforto”, disse Mayra Lemos ao Jornal de Angola.
A participação neste reconhecido torneio mundial de Jiu-Jitsu Brasileiro serviu, igualmente, para a atleta angolana obter pontos e subir no ranking mundial, dando-lhe a possibilidade de ser escolhida para outras competições.
“Foi a primeira de muitas outras aparições internacionais, e o meu desejo é ganhar cada vez mais visibilidade para conseguir patrocínios e poder chegar ao Mundial de Abu Dhabi, em Novembro deste ano, com mais conhecimento e experiência”, perspectivou.
O ‘brilharete’ da também atleta de MMA, associada à selecção nacional, foi testemunhado por angolanos que se deslocaram ao Centro Desportivo de Törökbálint, onde decorreu o AJP Tour Hungria 2024, entre os quais estiveram representantes da Embaixada da República de Angola naquele país da Europa Central e membros da comunidade angolana.
Mayra Selene Costa Reis Mota Lemos iniciou o seu trajecto nas artes marciais aos sete anos, tendo começado na capoeira e no karaté. Actualmente, aos 15, é faixa amarela de jiu-jitsu e faz parte da Academia Gracie Barra Angola, filiada à Gracie Barra International, além de praticar MMA.