Mãe espanca filha até à morte na província do Bié
Uma mulher, na província do Bié, está a ser acusada de espancar a filha de seis anos até à morte sem motivos aparentes. O caso, que já se encontra sob investigação das autoridades policiais, é parte das 780 queixas de violência contra crianças registadas na última semana em todo o país.
Segundo o relatório semanal de denúncias do Instituto Nacional da Criança (INAC), do total das denúncias, 78 referem-se a casos de crianças que foram agredidas fisicamente por familiares e vizinhos em momentos distintos, destacando-se o caso da criança que perdeu a vida.
Do ponto de vista geográfico, as províncias com mais casos assinalados foram Luanda, Bié, Cunene, Kwanza-Sul, Huambo, Lunda-Norte e Zaire.
Entre os casos registados, um foi de infanticídio, como já referenciado, 203 de fuga à paternidade, 127 de exploração de trabalho infantil e 16 de abuso sexual.
O relatório do INAC traz um outro caso de uma mulher, residente na província do Kwanza-Sul, que queimou as mãos do filho de quatro anos, depois que a criança revelou à vizinha que tinha sido a sua mãe a autora do furto de um assento.
Já no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, uma adolescente, de 16 anos, foi vítima de abusos sexuais de um homem 40 anos (amigo do seu pai), que se aproveitou da vulnerabilidade da menina.
Para os casos de violência contra crianças, a direcção do INAC apela às populações a denunciarem através do terminal telefónico 15015 ou ainda através do site oficial da instituição https://portaldacrianca.gov.ao/.