Isto É Notícia

Lula da Silva anuncia nos EUA que está a preparar uma visita a Angola, África do Sul e Moçambique

Partilhar conteúdo

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta sexta-feira, 10, nos Estados da América (EUA), onde se encontra desde quinta-feira, uma visita a Angola, à África e do Sul e a Moçambique, com a missão de reatar a sua relação com o continente africano.

“Estou organizando uma viagem para três países africanos. Quero ir a Angola, à África do Sul e a Moçambique”, anunciou Lula da Silva, ao ser questionado pela jornalista angolana, residente nos EUA, Hariana Verás, sobre se estava a equacionar uma viagem a Angola.

Logo a seguir, na página oficial do Presidente brasileiro do Twitter o anúncio de Lula da Silva foi também ali reproduzido, reforçando as declarações do chefe de Estado brasileiro na entrevista colectiva que deu aos jornalistas, à saída do encontro com o Presidente norte-americano, Joe Biden.

“Sabe que o Brasil deve muito da sua cultura ao continente africano. É uma dívida que não pode ser paga em dinheiro. Ela tem de ser paga em troca de ciência e tecnologia, em ajuda que o Brasil pode dar, do ponto de vista do desenvolvimento, em várias áreas. E nós vamos fazer isso porque é uma obrigação histórica e uma obrigação humanitária do Brasil manter uma belíssima relação com o continente africano”, assinalou Lula da Silva.

Em relação a Angola, o Presidente do Brasil lembrou que o seu país foi o primeiro a reconhecer a sua independência, e que a relação do Brasil com o Estado angolano “sempre foi uma relação muito boa”.

Em Janeiro deste ano, aquando da estada do Presidente João Lourenço em Brasília, para a cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, o Presidente brasileiro cancelou o encontro que tinha agendado com o chefe de Estado angolano, à última hora, o que teria deixado João Lourenço “extremamente irritado”, segundo o jornal brasileiro O Sul, que avançou a notícia.

Lula da Silva previa no seu primeiro dia de governo a realização de 17 encontros bilaterais com alguns dos chefes de Estado que presenciaram a investidura, porém, sete destes encontros foram cancelados, tendo João Lourenço ficado de fora.

Na sequência do sucedido, o Presidente angolano teria optado por reprogramar o seu regresso imediato a Luanda, sem mostrar qualquer interesse em remarcar uma nova data para a reunião com Lula da Silva. No entanto, um dia depois do seu regresso a Luanda, o chefe de Estado brasileiro e João Lourenço falaram ao telefone.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados