Isto é Notícia

Londres. Activistas ambientais vandalizaram quadro de Van Gogh

Partilhar conteúdo

Activistas ambientais do movimento Just Stop Oil vandalizaram esta sexta-feira, 14, o quadro “Girassóis”, do pintor holandês Vicent Van Gogh, em exposição na National Gallery, em Londres, anunciou o grupo.

De acordo com imagens divulgadas na comunicação social, dois activistas atiraram o conteúdo de duas latas de sopa de tomate sobre a obra pintada em 1888, cujo preço é estimado em mais de 84 milhões de dólares.

Em seguida, colaram as palmas das mãos à parede abaixo do quadro.

A Polícia Metropolitana de Londres informou que os seus agentes detiveram duas pessoas por suspeita de danos criminais e transgressão agravada.

O movimento Just Stop Oil quer que o governo britânico decrete o fim imediato de qualquer novo projecto de petróleo ou gás. E tem chamado a atenção para o assunto direcionando as suas acções contra as obras de arte em museus.

Em Julho, activistas do Just Stop Oil colaram-se na moldura do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts de Londres, e no quadro “The Hay Wain”, de John Constable, na National Gallery.

Os activistas ambientais também bloquearam pontes e ruas em Londres durante duas semanas de protestos.

A onda de manifestações ocorre quando o governo britânico abre uma nova ronda de licenciamento para a exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, apesar das críticas de ambientalistas e cientistas que dizem que a medida prejudica o compromisso do país com o combate às mudanças climáticas.

LUSA

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *