Libéria. George Weah distingue jovem que encontrou 50 mil USD e devolveu à proprietária

Um adolescente de 18 anos de idade na Libéria tornou-se um ‘herói nacional’ depois de ter encontrado 50 mil dólares americanos na estrada e os ter devolvido ao legítimo proprietário, no nordeste do condado de Nimba.

O Presidente da Libéria, George Weah, atribuiu a Emmanuel Tuloe a medalha de ‘Herói Nacional’, a mais alta distinção do Estado. Emmanuel recebeu ainda uma bolsa de estudo, apoio financeiro e duas motorizadas. A Comissão Anti-corrupção da Libéria afirma estar “profundamente comovida com a sinceridade do jovem”.

O jovem Emmanuel Tuloe confirmou, em entrevista à Associated Press (AP), que estava a conduzir a moto-táxi quando viu o dinheiro embrulhado num saco plástico que tinha passado despercebido. Quando percebeu do que se tratava, explicou, teve medo porque era bastante. Então levo-o para casa e deu à tia para guardar até que o dono o pudesse pedir.

Naquele dia, Musu Yancy, a empresária que tinha perdido o dinheiro, foi à rádio a “chorar pelo seu dinheiro e a apelar a quem o tivesse encontrado”, referiu o jovem, que o levou de seguida até à mulher.

No entanto, Emmanuel admitiu que ao mesmo tempo que muitos liberianos elogiam as suas acções, outros, incluindo alguns amigos, troçam dele por fazer o que é incomum no país do pós-guerra.

Emmanuel contou à AP que abandonou a escola no sétimo ano para começar um serviço de táxi com a sua mota, de forma a ganhar dinheiro.

“Desde a minha decisão, quando tenho uma avaria na estrada e alguns dos meus amigos motoristas me vêem, não ajudam, dizem que agi de forma estúpida por ter encontrado e devolvido o dinheiro que devia ter usado para me ajudar”, recordou, em conversa com a agência a partir da sua cidade natal, Gbolor Dialla, na fronteira com a Costa do Marfim.

“Dizem que nunca vou ficar rico na vida, que como devolvi uma grande quantia de dinheiro, vou viver e morrer pobre”, acrescentou.

Mas mantém-se firme sobre as suas acções honestas, aconselhando outros a devolver dinheiro, telemóveis ou outros itens que possam encontrar. A empresária recompensou-o com dinheiro e bens avaliados em cerca de 1.500 dólares.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *