Kwanza cai e atinge o valor mais baixo dos últimos 25 anos. Desde 1999 que a moeda nacional não valia os expressivos 939,24 por dólar
A moeda nacional esteve a ser transaccionada, nesta quarta-feira, 11, ao valor mais baixo dos últimos 25 anos: 939,24 kwanzas por dólar. A agência norte-americana de informação financeira Bloomberg analisou o comportamento da moeda nacional nos últimos dez dias do corrente mês.
O kwanza perdeu, nos primeiros dez dias de Setembro, 1,2% face ao dólar e, desde o princípio de Janeiro, regista uma quebra acumulada de 11%, num contexto em que os pagamentos da dívida em moeda externa e os preços mais baixos do petróleo dificultam a intervenção do governo para ‘segurar’ a moeda nacional.
“As recentes pressões nos preços petrolíferos não favorecem as moedas dos países produtores desta matéria-prima, como Angola”, comentou o economista-chefe da Eaglestone — plataforma de serviços financeiros, Tiago Dionísio, para quem um dólar forte vai “continuar a colocar pressão” na dívida externa dos países africanos.
Angola depende das receitas petrolíferas para obter a maior parte das divisas externas e gasta boa parte desta receita no pagamento da dívida, que aumentou significativamente depois de a moratória sobre a dívida chinesa ter terminado, no ano passado.
Angola, que neste momento ocupa a segunda posição da lista dos maiores produtores de petróleo da África subsaariana, deve à China perto de 17 mil milhões de dólares norte-americanos, “e vai pagar 1,1 mil milhão de dólares, todos os meses até Dezembro, para servir a sua dívida interna e externa”, aponta a Bloomberg, que cita o jornal Expansão.
No mês passado, o Ministério das Finanças garantiu, devido a estes problemas de liquidez, que vai quitar suas dívidas, junto dos fornecedores locais, em Obrigações do Tesouro, por não ter fundos suficientes, contrariedade que fez atrasar o pagamento aos funcionários públicos no mês de Julho.