Isto É Notícia

João Lourenço irrita-se com Lula da Silva e regressa ao país sem se encontrar com o Presidente brasileiro

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço teria regressado a Luanda, nesta terça-feira, 3, após o Palácio do Itamaraty — também conhecido como Palácio dos Arcos, a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília —, ter cancelado, à última hora, o encontro que tinha agendado com o recém-empossado Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A notícia, avançada pelo jornal brasileiro O Sul, aponta que a reunião entre os dois chefes de Estado estava agendada para as 15h00 de segunda-feira, 2, no Palácio do Itamaraty, mas foi cancelada momentos antes do horário previsto, não se conhecendo os reais motivos.

Segundo a publicação, que cita relatos feitos a jornalistas locais, o incidente — que aconteceu numa altura em que alguns membros da comitiva presidencial já haviam deixado o Hotel Royal Tulip e começavam a embarcar nos veículos para a reunião — teria deixado João Lourenço “extremamente irritado”. O Palácio do Itamaraty fica a cerca de cinco quilómetros de distância do hotel, onde estava o chefe de Estado hospedado.

Na sequência do sucedido, João Lourenço teria optado por reprogramar o seu regresso imediato a Luanda, sem mostrar qualquer interesse em remarcar uma nova data para a reunião com Lula da Silva.

Fontes ouvidas pelo jornal brasileiro, confirmaram que, depois do encontro com o Presidente da República Federativa do Brasil em Brasília, João Lourenço pretendia fazer uma visita privada ao litoral baiano, na cidade de Trancoso, no estado da Bahia, onde teria agendado um encontro com membros da sua família que ali passam férias.

“Entretanto, após irritar-se, mudou de ideia e acabou indo directo para a capital angolana, Luanda”, escreve O Sul, na sua edição online desta terça-feira.

Na capital brasileira, a embaixada angolana limitou-se a confirmar que o Presidente João Lourenço embarcou na manhã desta terça-feira, sem fornecer mais detalhes sobre a suposta “irritação” do Presidente angolano.

João Lourenço chegou ao Brasil na última sexta-feira, 30, tendo participado da cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, no último domingo, 1, na companhia de outros 17 chefes de Estado.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados